sábado, 17 de outubro de 2009

VBA no Excel - Parte 1 - Agenda

Editor de Visual Basic VBA do Excel

Vamos aprender a utilizar o Editor de Visual Basic do Excel de forma direta e somente aprender os menus e comandos necessários para o desenvolvimentos desse aplicativo.E no momento em que desenvolvermos outros aplicativos vamos estudar outros menus e comandos necessários para o desenvolvimento dos mesmos. Iniciaremos fazendo a seguintes perguntas:

O que é um Editor de Visual Basic? Podemos dizer que é um ambiente de desenvolvimento que possibilita você trabalhar com formulários e objetos.

Para que é Utilizado? Para que possamos através deste formulários e objetos criarmos código de programação para facilitar a criação de soluções de uma maneira mais significativa.

Iniciaremos aprendendo a abrir o ambiente de programação do excel para estudarmos os menus que utilizaremos em nosso aplicativo. Acompanhe as seguintes instruções :

  • Primeiramente inicie o excel;
  • Segundo selecione o menu ferramenta, sub menu macros e em seguida Editor do Visual Basic ou simplesmente utilize as teclas de atalho (Alt + F11) , veja o procedimento partir desta segunda instrução todo descrito nas telas a baixo.
  • Selecionando o Editor do Visual Basic através do menu ferramentas.

Tela:001

  • Veja o ambiente de desenvolvimento do editor do Visual Basic na Tela baixo.

Tela:002

Em nosso aplicativo será necessário aprender Quatro menus, serão eles: Menu Arquivo, Menu Exibir, Menu Inserir e Menu Executar.

Lembrando que objetivo principal é aprender os menus e seus comandos que realmente utilizaremos em nosso aplicativo, vamos ver em cada um desses menus e os comandos que iremos aprender, sendo que abaixo de cada comando você poderá ver nas figuras todo o procedimento descrito de como acessar cada um.

Menu Arquivo

  • Salvar Pasta: Como o próprio nome já diz este comando serve para salvar a pasta de trabalho e conseqüentemente salvar o projeto, então toda vez que quisermos salvar um desses itens citados anteriormente devemos utilizar este menu, como mostra a Tela 003.

Tela: 003

Menu Exibir

  • Código : Este comando ativa uma janela de código do objeto mas precisamos estar com este objeto selecionado, como mostra a Tela 004 onde estamos ativando a janela de código de um formulário.

Tela: 004 (Objeto Userform1 selecionado)

Tela: 005 (Janela de Código Ativada)

  • Objeto : Este comando é utilizado para exibir o objeto novamente, como por exemplo na janela de código mostrada na Tela 005, iremos exibir o objeto userform1 novamente.

Tela: 006 (Exibir objeto novamente)

Tela: 007 (Ativamos o objeto useform1 novamente)

  • Project Explorer : Este comando exibi uma janela onde podemos visualizar nossos projetos abertos, sendo somente uma ferramenta que nós auxilia gerenciamento dos mesmos esta localizada do lado esquerdo formulário podendo ser inserida em qualquer lado do formulário.

Tela: 008 (Para inserir a janela project quando ela não esta visível)

Tela: 009 (Janela project ao lado esquerdo do formulário)

  • Janela Propriedades : Lista varias propriedades dos controles permitindo que possamos alterar fonte, cor,name, altura, largura, caption tamanho entre outros, sendo que para ser ativada temos que primeiro selecionar um objeto, no caso abaixo selecionamos o objeto formulário.

Tela: 010 (Ativando a janela propriedade da formulário)

Tela: 011 (Ativado a janela de propriedades do formulário)

  • Caixa de Ferramentas : Contem varias ferramentas que precisamos para desenvolver nossos aplicativos, portanto, iremos dar uma atenção especial vamos conhecer todas estas ferramentas necessárias para o nosso projeto.

Tela: 011 (Ativamos a caixa de ferramenta)

Tela: 012 (Utilizaremos freqüentemente esta caixa)

  • Ponteiro: Esta ferramenta que tem aparência de uma seta, tem como função selecionar os objetos a serem utilizados, bem como mover os mesmos após estarem no formulário.

Tela: 013 (Utilizaremos freqüentemente para atribuir e mover os objetos)

  • Label: Este objeto é utilizado para escrevermos textos e esta representa por a letra A, onde o texto não pode ser alterado quando o aplicativo esta sendo executado.

Tela: 014(Este objeto pode ser chamado também de rotulo)

  • Textbox: Esta é uma caixa de texto a ser utilizada para inserir textos, mas podemos inserir outros tipos de dados, como por exemplo números, esta representa pelas letras ab.

Fig: 015 (Caixa de Texto colocada no formulário)

  • Botão de Comando: Esta é utilizado para que possamos dar cliques para executar comandos designados por nós, esta representado pelo ícone parecido com um retângulo.

Tela: 016 (Botão de comando colocado no formulário)

Menu Inserir

  • Userform: Este comando utilizamos para inserir formulário em nosso projeto, a partir dele criaremos uma interface e de fácil interatividade com usuário.

Tela: 017 (Inserir Formulário)

Tela: 018 ( A partir do formulário criaremos a interface da nossa agenda)

Menu Executar

  • Executar sub/Userform: É utilizado para executar o procedimento atual do aplicativo quando houver um formulário ativo e também é utilizado quando queremos interromper o aplicativo, quando o aplicativo estiver interrompido este mesmo executar assumi o comando de continuar.

Tela: 019 ( Executaremos o aplicativo)

Tela: 020 (Aplicativo executado, para interromper o mesmo clicamos no X no canto superior direito)

Basicamente estes são os menus e comandos que precisaremos aprender para que possamos desenvolver a nosso Agenda Telefônica.

Na próxima parte do tutorial iremos por em prática o que aprendemos até aqui, através de um exemplo onde criaremos um mini aplicativo bem simples.

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